sábado, 4 de fevereiro de 2017

Fotos antigas - Chaplin e Lares


Uma sala da mansão onde viveu a família, parte do Museu Chaplin, é reservada às viagens que fizeram pelo mundo, com luzinhas nos países do grande mapa que visitaram. Pena que sobre o mapa do Brasil e mesmo da Finlândia não ha nenhuma luz, sinal de que não visitaram estes países.



Mas mesmo assim, no Brasil muitas crianças curtiram às gargalhadas seus filmes.




"Brado de Guerra" anos 60


No primeiro Dia da Criança, na primeira etapa como Redator do "Brado de Guerra - contra todo o mal"/1982, publiquei o artigo "Charlie Chaplin e o Exército de Salvação", contando que o menino triste, órfão de pai, e com a mãe sofrendo das faculdades mentais,  buscava alegria e conforto assistindo às reuniões para crianças no Exército de Salvação em um bairro pobre de Londres.
E também que meu pai, um cinegrafista amador, levava seus filmes do "Carlitos" ao Lar de Meninos de Pelotas-RS, a maioria órfã, para alegrá-los, o que aconteceu nas gestões dos capitães Julio e Antonieta Valente (foto), David e Martta Hämäläinen e Alexandre e Luiza Lopes, 
nos anos 50.


Visita do Chefe da época, Maurice Cachelin e sra. a Pelotas, 1957, com uma reunião especial na Bibliotheca Pública. Lembro-me de ter ido com meus pais a essa reunião. Tenente A.Santos dirige o grupinho no canto... e Anneli está atrás dos meninos.


Quatro irmãos Hämäläinens nas primeiras férias missionárias dos pais  na Finlândia, 1958.


Do álbum do coronel Gilbert Abadie, herdado por Reine-Luce.


Muitas destas "crianças" estão vendo esta foto, tirada na casa de veraneio do ES em São Vicente, na época de Gilbert Abadie, anos 50.


Lar das Flores


Meus três filhos pequenos gostavam muito de Leena Paananen, falecida esta semana.

Após uma reunião no Corpo do Bosque, onde éramos oficiais dirigentes, um grupo de família e alguns amigos posam para uma foto, em 1981.



Montagem para um programa infantil, "bolada" por minha filha Martta. Eu menino em noir e meu pai menino ao lado, de chapéu palhinha, à direita.


O então Secretário-em-Chefe, Alexandre Lopes e sra., e o Chefe Distrital, Marcio Mendes, em visita ao Lar João de Paula, em Joinville-SC, quando éramos administradores, 1993.



Uma das últimas fotos do meu sogro, David Hämäläinen, com a família nas bodas de ouro do casal. Em 20 de maio do mesmo ano, 1995, ele partiria para o Senhor.





Camiseta de um participante.

_______________________________________________________



The last but not the least




Major David Botting











Acima, quando Yoko Ono e Sean visitaram o Lar de Crianças de Strawberry Field, em Manchester, e o capitão David Botting mostrava-lhes um álbum da época quando John Lennon costumava visitar o Lar, vizinho da casa de sua tia, matéria que publiquei como redator do "BRADO", em 1982. À esquerda, John Lennon menino. À direita, o major David Botting, que me escreveu há poucas semanas pedindo-me informação sobre a data de um artigo que ele escreveu. Felizmente, pude atendê-lo e repassei o artigo abaixo, "Como visitar pessoas enlutadas", sempre oportuno.

L i n k


https://paulofranke.blogspot.fi/2013/08/como-visitar-pessoas-enlutadas.html

Minha recente viagem à Suíca Francesa... 
Museu Chaplin:

https://paulofranke.blogspot.fi

------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário