quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Fotos Antigas 38... "O Diário de Anne Frank" no ES

Publicada no blog, trazendo para cá.


Malas de judeus mortos no Holocausto. Pediam-lhes, enganosamente, para escreverem seus nomes a fim de identificá-las, o que nunca aconteceu... Posso imaginar que, entre suas coisas mais preciosas e queridas, estavam...
 suas fotografias.

____________________________

Em julho de 1974, o Corpo Central do Exército de Salvação em São Paulo - Rua São Joaquim esquina Taguá, no bairro da Liberdade - na época dirigido por Christopher e Shirley Parker, apresentou com sucesso "O Diário de Anne Frank", dirigida por Almira Mello. Não a assisti por estarmos trabalhando no Rio Grande do Sul naquele ano, mas os bons comentários chegaram até lá.
Elizabete Mello Almeida forneceu-me as fotos em preto e branco nas quais, para realçar, anexei alguma paisagem holandesa. Obrigado, Bete!


Os sobrenomes dos que participaram em ambos os elencos mostrados eram os da época.

A cena poderá ser reconhecida por quem já leu o famoso livro ou assistiu a algum filme a seu respeito. A quem ainda não conhece obest-seller de tantas épocas que as fotos aguçem a curiosidade para lê-lo.


À esquerda, o local em Amsterdam onde se esconderam, hoje "Museu Anne Frank", na Prinsengracht 267 (ver link abaixo).




À direita, quase no mesmo estilo, o hotel Elim do Exército de Salvação (Leger des Heils), onde me hospedei em 1973.












O quarto ocupado por Anne e o Sr. Dussel, com as fotos de seus artistas preferidos etc., que se conservam como no original (foto minha, 1973).




A cozinha original, que servia também de sala de estar, e abaixo a igreja Westerkerk, que ficava bem próxima ao Anexo-Secreto e a que Anne se refere diversas vezes em seu diário (foto minha).




Elenco:


Otto Frank = Gerson Oliveira, Edith Frank = Lizete Oliveira, Anne Frank = Mirene Fonseca, Margot Frank = Elizabete Mello, Sr. van Daan = Mario Wunderlich, Sra. van Daan = Miriam Fonseca, Sr. Dussel = Theodoro Iung, Peter van Daan = Luiz Carlos Mello, Sr. Kraler = Moraes, Miep = Lilian Mello.




Tendo dirigido a peça, Almira Mello esteve sempre atrás das cortinas, mas no Congresso Internacional. em Londres, em 1978, destacou-se pelo traje típico estilizado que usou - de plantadora de café - para representar o Brasil. O saudoso major Theodoro Jung, o "Sr.Dussel" da peça, não mais "escondido", mas em alta evidência, na foto empunha orgulhoso a bandeira nacional; Luiza Lopes, a placa Brazil. A minha Anne (li) Frank (e) aparece à direita. Trabalhávamos na época em Portugal.
 Foto minha,tirada no Estádio Wembley.


"A pena com que Anne Frank escreveu seu diário foi mais poderosa do que a espada de Hitler."


_______________

No ano de 1984, o então líder nacional do Exército de Salvação, Carl S. Eliasen, pediu-me introduzir o assunto teatro no Colégio de Cadetes (seminário), que na época era dirigido por Frederick e Marie Shaw. Depois de algum tempo ensaiando com os cadetes, apresentamos "O Diário de Anne Frank" no Corpo de Niterói-RJ e, pouco mais tarde no mesmo ano, no Corpo do Bosque -hoje na Rua Juá, 264 - em São Paulo. Nessa ocasião tivemos a honra de ter na platéia um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. As fotos abaixo dizem respeito à última apresentação. Com exceção à do Chanukah, foram fotografadas no meu "anexo não-secreto", no sobrado do Corpo de Hämeenlinna, Finlândia, nossa última nomeacão antes da aposentadoria.
















As fotos abaixo representam o momento, no início da peça que adaptei, quando Otto Frank - o único sobrevivente que se escondera no Anexo - visita o lugar e Miep entrega-lhe o diário de Anne, que resgatara da confusão em que ficou o local após serem delatados e levados pela Gestapo (o final da peça foi marcado pelas vozes guturais dos furiosos nazistas arrombando o local e cada participantes saindo de cena silenciosamente).


Elenco:

Anne Frank = Sandra Gardim, Otto Frank = Paulo Franke, Edith Frank = Katia Araújo, Margot Frank = Lynnel Shaw, Peter van Daan= Torben Eliasen, Sr. van Daan = Mario Freitas, Sra. van Daan = Maria Lúcia Freitas, Miep = Verônica Jung, Elli = Vilma Rosa, protetora extra = Clóris Rocha, som = Rogério Wunderlich.

Na foto acima, os que se esconderam no Anexo Secreto; abaixo, os que os protegeram, arriscando suas próprias vidas, mas que graças ao seu heroísmo mantiveram com vida por dois anos os judeus escondidos.

______________________



"O Diário de Anne Frank" com script para teatro, que encontrei no Centro Cultural na Vergueiro, em São Paulo, e depois adquirido em um sebo no centro da cidade. Por que não montar a peça em sua escola, igreja, clube?

______________________

L I N K S

Amsterdam outras postagens de AF no blog, also última visita ao Museu .... viagem. Brasil KLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário